segunda-feira, 6 de outubro de 2008

João Calvino


Jean Cauvin, mais conhecido por nós como João Calvino, nasceu em Noyon, França, em 10 de Julho de 1509. Aos 14 anos foi estudar em Paris preparando-se para entrar na universidade. Estudou gramática, retórica, lógica, aritmética, geometria, astronomia e música. Em 1523 foi estudar no famoso Colégio Montaigu.

Em 1528, com 19 anos, iniciou seus estudos em Direito e, depois, em Literatura. Em 1532 escreveu seu primeiro livro, um comentário à obra De Clementia de Sêneca. Em 1533, na reabertura da Universidade de Paris, escreveu um discurso atacando a teologia dos escolásticos e foi perseguido. Possivelmente foi neste período 1533-34 que Calvino foi convertido pelo Senhor, por influência de seu primo Robert Olivétan.

Em 1536, a caminho de Estrasburgo, encontrou uma estrada obstruída, o que o fez passar a noite em Genebra. Como sua fama já o precedia, Farel o encontrou e o convenceu a permanecer em Genebra para implantarem a Reforma Protestante naquela cidade. Começou a escrever a obra magna da Reforma – As Institutas da Religião Cristã. Em 1538 foi expulso de Genebra e viajou para Estrasburgo, onde trabalhou como pastor e professor. Casou-se com uma viúva anabatista chamada Idelette de Bure. Em 1541 foi convidado a voltar a Genebra. Em 1559 escreveu a edição final das Institutas e, no decorrer de seus poucos anos de vida, escreveu tratados, centenas de cartas, e comentários sobre quase todos os livros da Bíblia.

Em 27 de Maio de 1564, com 55 anos de idade, foi ao encontro do Senhor. O grande Teólogo da Reforma, usado por Deus, influenciou o mundo com seus escritos. Sua piedade e dedicação ao estudo da Palavra são inspiradores.

Fonte: Seminário Presbiteriano JMC www.seminariojmc.br

4 comentários:

Solange Barifouse disse...

Olá, Igor! Que bom visitar esta página e poder conhecer um pouco os meus irmãos presbiterianos. Quero deixar aqui o meu abraço à igreja de Japeri, com a saudação do apóstolo Paulo aos efésios, no capítulo 1.3-14: "Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de benção espiritual nas regiões celestiais em Cristo...o qual é o penhor da nossa herança, até ao resgate da sua propriedade, em louvor da sua glória." É sempre muito bom ler sobre Calvino, sobre o legado de fé e amor que ele deixou, marcando a história da igreja de Jesus Cristo.
Igor, Deus abençoe você no seu ministério como professor da EBD, os demais professores e irmãos, Deus abençoe sua igreja.
Em Cristo Jesus,
Solange.

Solange Barifouse disse...

Deus abençoe os irmãos do Conselho de Educação Cristã da igreja.

No amor de Cristo,

Solange.

Solange Barifouse disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Igor Nascimento disse...

Obrigado pelo carinho Solange! Sinta-se sempre à vontade para visitar nosso Blog e nos enriquecer com seus comentários!
Sobre Calvino,não há dúvidas de que o reformador teve uma vida impressionante. Foi um teólogo intectualmente extraordinário, de uma piedade inspiradora para o puritanismo que surgiria como uma das expressões de espiritualidade da Reforma.
Apesar de sermos de confissões diferentes, no fundo servimos ao mesmo Deus, fomos resgatados pelo mesmo Senhor e selados com o mesmo Espírito. Os reformadores do Século XVI serão sempre uma fonte de inspiração, não apenas porque zelavam pela pureza doutrinária da fé com ênfase no Amor e na Graça de Deus, na Justiça que nos é imputada em Cristo, mas também por sua contribuição na educação, na cultura, na economia, nas relações sociais... Não foram homens perfeitos (quem é?), mas a vivência de fé que eles tiveram foi profunda, madura e em muitos aspéctos revolucionária.
Deus abençoe você, sua família e todos os irmãos da Igreja Batista Itacuruçá.
Abraços,
Igor