
Jean Cauvin, mais conhecido por nós como João Calvino, nasceu em Noyon, França, em 10 de Julho de 1509. Aos 14 anos foi estudar em Paris preparando-se para entrar na universidade. Estudou gramática, retórica, lógica, aritmética, geometria, astronomia e música. Em 1523 foi estudar no famoso Colégio Montaigu.
Em 1528, com 19 anos, iniciou seus estudos em Direito e, depois, em Literatura. Em 1532 escreveu seu primeiro livro, um comentário à obra De Clementia de Sêneca. Em 1533, na reabertura da Universidade de Paris, escreveu um discurso atacando a teologia dos escolásticos e foi perseguido. Possivelmente foi neste período 1533-34 que Calvino foi convertido pelo Senhor, por influência de seu primo Robert Olivétan.
Em 1536, a caminho de Estrasburgo, encontrou uma estrada obstruída, o que o fez passar a noite em Genebra. Como sua fama já o precedia, Farel o encontrou e o convenceu a permanecer em Genebra para implantarem a Reforma Protestante naquela cidade. Começou a escrever a obra magna da Reforma – As Institutas da Religião Cristã. Em 1538 foi expulso de Genebra e viajou para Estrasburgo, onde trabalhou como pastor e professor. Casou-se com uma viúva anabatista chamada Idelette de Bure. Em 1541 foi convidado a voltar a Genebra. Em 1559 escreveu a edição final das Institutas e, no decorrer de seus poucos anos de vida, escreveu tratados, centenas de cartas, e comentários sobre quase todos os livros da Bíblia.
Em 27 de Maio de 1564, com 55 anos de idade, foi ao encontro do Senhor. O grande Teólogo da Reforma, usado por Deus, influenciou o mundo com seus escritos. Sua piedade e dedicação ao estudo da Palavra são inspiradores.
Fonte: Seminário Presbiteriano JMC www.seminariojmc.br
4 comentários:
Olá, Igor! Que bom visitar esta página e poder conhecer um pouco os meus irmãos presbiterianos. Quero deixar aqui o meu abraço à igreja de Japeri, com a saudação do apóstolo Paulo aos efésios, no capítulo 1.3-14: "Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de benção espiritual nas regiões celestiais em Cristo...o qual é o penhor da nossa herança, até ao resgate da sua propriedade, em louvor da sua glória." É sempre muito bom ler sobre Calvino, sobre o legado de fé e amor que ele deixou, marcando a história da igreja de Jesus Cristo.
Igor, Deus abençoe você no seu ministério como professor da EBD, os demais professores e irmãos, Deus abençoe sua igreja.
Em Cristo Jesus,
Solange.
Deus abençoe os irmãos do Conselho de Educação Cristã da igreja.
No amor de Cristo,
Solange.
Obrigado pelo carinho Solange! Sinta-se sempre à vontade para visitar nosso Blog e nos enriquecer com seus comentários!
Sobre Calvino,não há dúvidas de que o reformador teve uma vida impressionante. Foi um teólogo intectualmente extraordinário, de uma piedade inspiradora para o puritanismo que surgiria como uma das expressões de espiritualidade da Reforma.
Apesar de sermos de confissões diferentes, no fundo servimos ao mesmo Deus, fomos resgatados pelo mesmo Senhor e selados com o mesmo Espírito. Os reformadores do Século XVI serão sempre uma fonte de inspiração, não apenas porque zelavam pela pureza doutrinária da fé com ênfase no Amor e na Graça de Deus, na Justiça que nos é imputada em Cristo, mas também por sua contribuição na educação, na cultura, na economia, nas relações sociais... Não foram homens perfeitos (quem é?), mas a vivência de fé que eles tiveram foi profunda, madura e em muitos aspéctos revolucionária.
Deus abençoe você, sua família e todos os irmãos da Igreja Batista Itacuruçá.
Abraços,
Igor
Postar um comentário